top of page

Anima

Sobre o site

O  site "Anima: almas que se conectam" foi criado com o intuito de mostrar para a sociedade qual a importância do trabalho voluntário e como ele pode mudar a vida tanto dos que são assistidos como dos voluntariados que participam das ONG's e instituições.

​

Por acreditar que o voluntariado é uma atividade que pode conectar a parte mais intrínseca de alguém com a de outra pessoa, animal ou até mesmo do ambiente, o termo Anima foi escolhido para o site. A palavra, em latim, significa "alma" e serve para ajudar a explicar a conexão que o trabalho voluntário proporciona.

​

Idealizado como uma narrativa transmídia, este Trabalho de Conclusão de Curso não reflete a opinião da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Seu conteúdo e abordagem são de total responsabilidade de sua autora.

DSC_4701_edited.jpg

Sobre a autora

IMG_2654.HEIC

Laura Faia

 

Aluna de um colégio que, todos os anos, incentivava os alunos do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio a participarem de uma semana fazendo voluntariado em cidades do interior de São Paulo, se tornou voluntária em 2018.

​

Estudante de jornalismo e participante do Grupo de Animação Missionária (GAM) de Santa Teresinha, convive diariamente com as conexões de almas que o trabalho voluntário pode proporcionar.

Agradecimentos

Se algum dia me interessei pelo trabalho voluntário, foi porque tive pessoas a minha volta que ensinaram a importância de ajudar alguém. Minha família foi a minha primeira rede de apoio, e permanece sendo. Sem ela, não teria conseguido trilhar o caminho que me fez chegar até aqui. Ao meu pai, Mauro, agradeço por todas as caronas que se tornaram o lugar onde eu me sentia mais segura nos dias mais caóticos. À minha mãe, Sandra, que sempre foi a minha maior conselheira e que me ajudou em cada passo dessa graduação. Ao meu irmão, Victor, que é uma das minhas maiores inspirações e sempre me apoiou, independente do cenário. E a minha tia e avó, Adriana e Lídia, que me auxiliaram e incentivaram durante toda a minha formação acadêmica.

​

Agradeço também aos amigos que me apoiaram durante esses quatro anos, Pietra, Mariana, Guilherme, Bárbara e Leonardo. Sem vocês, as aulas não teriam sido tão divertidas, os trabalhos teriam sido mais complicados e os intervalos teriam tido menos cartas coloridas, que fortaleceriam nossa amizade enquanto abalavam nossas estratégias.

​

Ao meu companheiro, Gabriel, agradeço por todas as palavras de incentivo e de carinho que me ajudaram a superar diversas dúvidas e aflições. Sinto-me grata por poder contar com você durante cada momento de felicidade, de dúvida e de tristeza desse último ano.

​

Agradeço ao meu grupo de voluntariado, GAM Santa Teresinha, por me ensinar e me ajudar a ser a melhor voluntária que eu poderia me tornar. Com eles, posso acreditar e agir para criarmos um mundo melhor, mesmo que seja o de uma única pessoa. Gostaria de agradecer principalmente aos meus afilhados, Matheus e Madu, que independentemente da situação, estavam torcendo por mim durante a produção deste trabalho.

​

Ao meu professor, André Santoro, agradeço por ser um guia em minha formação como jornalista e por ter me orientado na produção deste produto, desde a ideia inicial na aula de projetos em jornalismo até a versão final do meu trabalho de conclusão de curso.

​

Sou extremamente grata por todas as pessoas que cederam um pouco de tempo para me contar sobre as suas experiências, tanto como voluntários, como dos que receberam ajuda desses. Agradeço imensamente à ONG Canto da Terra, Instituto Limpa Brasil, WARÁ Instituto e Sol Novum por se doarem para os outros e para mim.  

​

E por fim, agradeço à minha tia, Maria Ramos, que me mostrou a importância de conseguir me comunicar e de como podemos entender melhor o outro a partir de uma simples conversa.

bottom of page